Carregando agora

Zac Efron, Vanessa Hudgens e Ashley Tisdale revisitam High School Musical, 20 anos depois.

Elenco de High School Musical.
Crédito: Fred Hayes/The Disney Channel/Kobal/Shutterstock

O diretor e coreógrafo Kenny Ortega afirma que a magia de High School Musical era evidente desde o início.

“Quando estávamos filmando o grande final [“Estamos Todos Juntos Nessa”]… tirei os olhos do monitor e simplesmente observei a dimensão de toda a sala e pensei: ‘Meu Deus, se o departamento de marketing da Disney continuar fazendo o trabalho que estamos fazendo aqui hoje, temos um fenômeno’”, disse Ortega à revista PEOPLE em uma retrospectiva exclusiva da franquia, já nas bancas.

O filme realmente se tornou um fenômeno após sua estreia no Disney Channel em 20 de janeiro de 2006, tornando-se o filme original do canal de maior sucesso comercial e atraindo 7,7 milhões de espectadores em sua primeira exibição. A trilha sonora do filme alcançou o primeiro lugar na Billboard 200, permanecendo na lista por mais de 100 semanas.

Também gerou produtos licenciados, uma turnê de shows de sucesso, dois filmes subsequentes e uma série de TV — e lançou as carreiras dos jovens atores do elenco: Zac Efron, Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale, Alyson Reed, Corbin. Bleu, Monique Coleman e Lucas Grabeel.

Efron, que tinha 18 anos na época do primeiro filme, disse à revista PEOPLE: “Eu era muito jovem quando fizemos High School Musical, e foi uma experiência realmente incrível.”

“Estávamos nos divertindo, aprendendo enquanto fazíamos e, honestamente, aproveitando cada momento juntos. Eu jamais poderia imaginar que ainda significaria tanto para as pessoas 20 anos depois, ou que uma nova geração se identificaria com ele, e sou grato por isso”, acrescenta Efron, agora com 38 anos.

O filme musical estreou no Disney Channel em 20 de janeiro de 2006 e acompanhou a história do astro do basquete Troy Bolton (Efron) e da inteligente aluna nova Gabriella Montez (Hudgens), que se conhecem em um karaokê, descobrem uma paixão em comum pelo canto e, em seguida, fazem um teste para o musical da escola East High.

Embora fosse uma história tipicamente americana (por se passar em uma escola de ensino médio tradicional), o filme teve repercussão internacional, conquistando fãs em todos os cantos do mundo.

Ortega lembra que a demanda foi tanta que até mesmo o público global queria mais — incluindo shows em estádios de futebol da América Latina com capacidade para 70.000 pessoas.

“Sentíamos que tínhamos algo especial e que iríamos causar impacto, mas não tínhamos ideia do fenômeno global que se tornaria”, diz Ortega, acrescentando que o filme oferece algo “universal e atemporal que fala a uma geração de jovens por meio da música, da dança e da narrativa”.

O filme dialogou com os jovens, incluindo os próprios membros do elenco — como Bleu, que tinha apenas 15 anos na época do primeiro filme.

“É extraordinário o caminho profundo que se abriu para mim aos 15 anos, graças ao meu trabalho em High School Musical”, disse ele à revista PEOPLE. “Na época, eu já estava na indústria há mais de uma década como ator mirim, estudando e trabalhando para realizar um sonho indefinido. Foi simplesmente uma oportunidade maravilhosa e afortunada de aplicar uma variedade de habilidades artísticas ao lado de colegas.”

Zac Efron como Troy em High School Musical.
Créditos: DISNEY CHANNEL/FRED HAYES

Bleu acrescenta que o sucesso repentino teve seus pontos negativos, dizendo: “Ser lançado nesse tipo de turbilhão antes mesmo de o lobo frontal estar completamente formado é repleto de armadilhas a serem superadas.”

Mas também “abriu portas para projetos futuros e para minha carreira na Broadway”, acrescenta, e “forjou relacionamentos para a vida toda entre o elenco e a equipe.”

Coleman, agora com 45 anos, relembra ter visto produtos com seu rosto estampado e ter ficado chocada: “Não havia como nos prepararmos para o que realmente estava acontecendo. Foi como se tivéssemos despertado para aquilo.”

Tisdale concorda, dizendo: “Sempre que você lança algo no mundo, é claro que espera que as pessoas gostem. Mas eu não poderia ter imaginado a longevidade que HSM teria… Foi uma experiência que mudou a vida de todos nós.”

É a coreografia que Hudgens diz se lembrar mais das filmagens, contando à PEOPLE que o número de dança de “We’re All In This Together” está “gravado em meu DNA”.

“Entre as filmagens, as turnês e ver pessoas fazendo isso nas redes sociais de vez em quando, a música fica na minha cabeça e no meu corpo. Sinto que sempre ficará”, acrescenta ela.

Parte do sucesso do filme, diz Grabeel, pode ser atribuída à química de todos os envolvidos na produção.

Zac Efron e Corbin Bleu.
Créditos: Fred Hayes/Disney Channel

“O que mais me lembro é da sensação de leveza e descontração”, diz o ator do primeiro filme da franquia. “Ainda não havia uma máquina — nenhuma mitologia, nenhuma expectativa, nenhum senso de legado. Estávamos presentes: cantando ao redor do piano entre as gravações, rindo das nossas bobagens e erros, descobrindo tudo juntos.”

“Esse tipo de raridade não é algo que se fabrica — é algo de que você simplesmente tem a sorte de participar e compartilhar”, diz Grabeel.

O Disney+ está comemorando o 20º aniversário de High School Musical com um canal de streaming dedicado, de 7 de janeiro a 4 de março, apresentando os três filmes, A Fabulosa Aventura de Sharpay e todas as temporadas de High School Musical: A Série.

Via: People

Publicar comentário

Você pode ter perdido

© 2026 Celebrity FanPage HKI - Todos os direitos reservados.
Clique aqui