Carregando agora

Shakira explica por que é o “momento perfeito” para Bad Bunny ser a atração principal do Super Bowl, quer cantar com Chappell Roan e revisita clássicos para o Spotify

Exatamente três décadas atrás, em outubro de 1995, Shakira lançou seu terceiro álbum de estúdio, o que definiu sua carreira, “Pies Descalzos”. A coleção de canções em espanhol se tornou uma introdução ousada a uma artista que pretendia remodelar o cenário da música latina com uma mistura de pop e rock e com o pulso da América Latina e além, entrelaçando ecos de batidas afro, melodias árabes e tradições folclóricas que sugeriam a contadora de histórias global que ela estava destinada a se tornar.

Uma década depois, ela mais uma vez superou as expectativas com seu projeto de duas partes, “Fijación Oral”, que misturou as línguas. Após o triunfo global de sua estreia em inglês em 2001, “Laundry Service”, ela retornou com algo a provar, lançando “Fijación Oral, Vol. 1” em espanhol e sua versão espelhada, “Oral Fixation, Vol. 2”, em inglês.

Juntos com seu vibrato inconfundível, esses dois discos consolidariam Shakira como uma das vozes mais originais e influentes de sua geração.

“Acho que minhas memórias de ‘Pies’ estão gravadas em minha mente com mais clareza do que a série ‘Oral Fixation'”, disse Shakira à Variety em uma entrevista por e-mail.

“Só porque foi um momento de antes e depois para mim e tudo foi gravado em tão pouco tempo. Não havia nada a perder, na verdade, e havia liberdade nisso. ‘Oral Fixation 1 e 2’ foram outro antes e depois, porque continham dois dos meus maiores sucessos, ‘La Tortura’ e ‘Hips’, mas foram um processo muito, muito mais longo e cheio de tantos sons diferentes — eu estava explorando e fundindo muito mais naquela época, embora já em ‘Pies’ eu já incluísse gêneros mundiais como o reggae.”

“Fijación” estabeleceu um recorde de maior estreia de um álbum completo em espanhol nos EUA (estreando em 4º lugar na Billboard 200) na época. Internacionalmente, alcançou o primeiro lugar na Argentina, Alemanha, México e Espanha. E na sétima edição do Grammy Latino, ganhou o prêmio de álbum do ano, tornando Shakira, então com 29 anos, a primeira artista feminina a vencer a categoria.

Para comemorar o 30º aniversário de “Pies Descalzos” e o 20º aniversário de “Oral Fixation (Vol. 1 e 2)”, Shakira reimaginou os clássicos para a Série de Aniversário do Spotify. O especial homenageará os singles que moldaram sua carreira ao lado de Ed Sheeran, do artista colombiano Beéle e de um conjunto de cordas de 14 músicos.

Via: Variety

Publicar comentário

Você pode ter perdido

© 2025 Celebrity FanPage HKI - Todos os direitos reservados.
Clique aqui