Carregando agora

Rob Hirst, compositor e baterista original do Midnight Oil, morre aos 70 anos.

Rob Hirst em 2007.Crédito: Gaye Gerard/Getty

Robert Hirst, cofundador e baterista da banda de rock australiana Midnight Oil, faleceu após uma batalha de três anos contra o câncer de pâncreas. Ele tinha 70 anos.

Os membros da banda anunciaram a notícia aos fãs na terça-feira, em um comunicado compartilhado nas redes sociais.

“Após lutar heroicamente por quase três anos, Rob agora está livre da dor — ‘um vislumbre de luz no deserto'”, diz o comunicado no Facebook. “Ele faleceu em paz, cercado por seus entes queridos. A família pede que aqueles que desejam homenagear Rob façam uma doação para a Pankind, a Pancreatic Cancer Australia ou a Support Act.”

(Da esquerda para a direita) Rob Hirst, Peter Garrett, Martin Rotsey, Bones Hillman e Jim Moginie, da banda Midnight Oil. Créditos: Gie Knaeps/Getty

Em outra publicação com uma foto de Hirst com sua banda, os membros restantes escreveram: “Estamos devastados e de luto pela perda de nosso irmão Rob. Por enquanto, não há palavras, mas sempre haverá canções. Com amor, Jim, Martin e Pete.”

Nascido em 5 de setembro de 1955, em Camden, Nova Gales do Sul, Hirst formou um trio em 1972 com seus amigos de escola Jim Moginie na guitarra e teclados e Andrew “Bear” James no baixo. O trio passou por uma série de nomes — incluindo Schwampy Moose e, mais tarde, Farm — antes de se consolidar oficialmente como Midnight Oil, com a adição do vocalista Peter Garrett em 1973 e do guitarrista Martin Rotsey, que se juntou à banda em 1977.

Receba sua dose diária de notícias de entretenimento, atualizações sobre celebridades e dicas sobre o que assistir com a nossa newsletter EW Dispatch.

A banda lançou seu álbum de estreia homônimo em 1978 e um segundo disco, Head Injuries, no ano seguinte. O grupo alcançou sucesso comercial na década de 80 graças aos álbuns de sucesso que fizeram sucesso internacionalmente, incluindo Red Sails in the Sunset (novembro de 1984), Diesel and Dust (agosto de 1987), Blue Sky Mining (março de 1990) e 20,000 Watt RSL – The Midnight Oil Collection (outubro de 1997).

Rob Hirst, do Midnight Oil, em 1988.Creditos: Jim Steinfeldt/Michael Ochs Archives/Getty

Hirst foi coautor de muitos dos sucessos da banda, como “Beds Are Burning”, “The Dead Heart”, “Blue Sky Mine”, “Forgotten Years” e “King of the Mountain”. O baterista também tocou, cantou e compôs músicas para outras bandas, como Ghostwriters, Backsliders, Hirst & Greene, Angry Tradesmen e The Break.

O Midnight Oil entrou em hiato por quase 15 anos em 2001; eles se reuniram em 2016 com Hirst, Garrett, Moginie e o baixista Bones Hillman, que havia entrado para a banda em 1987 e faleceu em 2020. O grupo lançou mais dois álbuns de estúdio, totalizando 13 álbuns, antes de encerrar as atividades em 2022. Como grupo, eles conquistaram seis álbuns número 1 na parada ARIA, incluindo Resist, de 2022, seu primeiro álbum de estúdio completo em duas décadas e o último como banda.

Hirst começou a lançar seus álbuns solo em 2005, sendo o mais recente, Born Electric, lançado em outubro. Em 2020, ele e sua filha, Jay O’Shea, lançaram um álbum colaborativo seis anos após se conhecerem.

Em uma publicação no Instagram na época, O’Shea explicou que Hirst e sua mãe biológica eram adolescentes quando ela entrou em suas vidas e a entregaram para adoção.

“A história de como nos reunimos parece roteiro de ficção ruim, de tão inacreditável”, escreveu ela. “Na verdade, fizemos essa música como uma forma de nos conhecermos melhor e, depois de muitas risadas, bons vinhos e muito queijo, essas canções nasceram.”Ela acrescentou: “Não havia parâmetros, diretrizes ou pressões sobre como uma colaboração entre pai e filha reunidos deveria soar. Cada música é um retrato. Cada música tem seu próprio espaço e história.”

Rob Hirst, do Midnight Oil, em 1988.Creditos: Bill McCay/Getty

O’Shea também prestou uma homenagem ao pai após a notícia de sua morte, compartilhando uma foto dos dois se abraçando em uma praia.

“Não há palavras neste momento para descrever a sensação de perder este grande amigo e pai”, escreveu ela. “Estamos todos… com o coração partido. Te amo muito, pai, J.”

Via: Entertainment Weekly

Publicar comentário

Você pode ter perdido

© 2026 Celebrity FanPage HKI - Todos os direitos reservados.
Clique aqui