Carregando agora

Ian McKellen não ‘entende muito bem’ Hamnet

Ian McKellen em Londres em 2022.
Crédito: Lia Toby/Getty

Ian McKellen interpreta Ricardo III sem problemas. Ele também já fez Rei Lear e o príncipe dinamarquês. Mas Hamnet, de Chloé Zhao, que imagina as origens criativas de Hamlet, de William Shakespeare? Algo não está funcionando.

“Não entendo muito bem”, confessou o ator vencedor dos prêmios Tony e Laurence Olivier no sábado, em entrevista ao The Times. “Não tenho muito interesse em tentar descobrir de onde veio a imaginação de Shakespeare, mas certamente não veio apenas da vida familiar”, explicou.

Jessie Buckley e Paul Mescal em ‘Hamnet’.
Créditos: Agata Grzybowska/FOCUS FEATURES

Adaptado do romance de 2020 de Maggie O’Farrell, Hamnet dramatiza um evento importante na vida de William Shakespeare: a morte de seu filho Hamnet aos 11 anos. O livro e o roteiro de O’Farrell e Zhao sugerem que esse evento inspirou o Bardo a criar uma das maiores tragédias da literatura, Hamlet.

O’Farrell não inventou essa ideia; ela deriva de um longo e controverso debate acadêmico que reconhece os fundamentos — o enterro de Hamnet em 1596 e a primeira encenação de Hamlet quatro anos depois — mas que nunca conseguiu reconciliar a relação entre os dois eventos.

McKellen deve muito do sucesso inicial de sua carreira às suas atuações com a Royal Shakespeare Company no Royal National Theatre de Londres. Agora, ele acrescenta sua voz autorizada a esse debate.

“À medida que Hamnet se aproxima da linha de chegada, no que diz respeito ao Oscar, é provável que repita o sucesso de Shakespeare Apaixonado, que tinha visões peculiares sobre como as peças são encenadas”, disse ele. “Mas Shakespeare é talvez a pessoa mais famosa que já existiu, então é claro que há algum interesse em sua aparência, em seu relacionamento com a família. E não podemos saber.”

Receba sua dose diária de notícias de entretenimento, atualizações sobre celebridades e dicas sobre o que assistir com a nossa newsletter EW Dispatch.

Ainda assim, há vários aspectos de Hamnet que McKellen não consegue tolerar. Primeiro, a ideia de que o teatro era algo estranho para Anne Hathaway, esposa de Shakespeare, que às vezes era chamada de Agnes, como em Hamnet.

“A ideia de que Anne Hathaway nunca viu uma peça antes? É improvável, considerando o que seu marido fazia para viver. E ela parece não saber o que é uma peça! Acho que há algumas dúvidas quanto à probabilidade disso”, disse McKellen.

Hamnet é estrelado por Jessie Buckley como Agnes e Paul Mescal como Shakespeare, e também conta com Emily Watson, Joe Alwyn e Noah Jupe. Buckley, que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático, concorre ao Oscar de Melhor Atriz, onde o filme também está indicado a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e outras categorias.

McKellen retorna como Magneto dos X-Men em Vingadores: O Juízo Final, em dezembro, e, em 2027, em O Senhor dos Anéis: A Caçada a Gollum, o sábio mago Gandalf, interpretado pelo ator, reaparece.

Via: Entertainment Weekly

Publicar comentário

Você pode ter perdido

© 2026 Celebrity FanPage HKI - Todos os direitos reservados.
Clique aqui