‘Frankenstein na Romênia’: Sebastian Stan estrelará filme que Radu Jude está escrevendo
O autor romeno Radu Jude (Kontinental ’25, Bad Luck Banging or Loony Porn, Do Not Expect Too Much From the End of the World) estreia mundialmente seu aguardado novo longa, Drácula, no Festival de Cinema de Locarno no domingo, mas já está escrevendo um filme sobre um personagem popular de outro romance de terror icônico – Frankenstein. E ninguém menos que Sebastian Stan, estrela do Universo Cinematográfico Marvel (O Aprendiz, Um Homem Diferente, Pam & Tommy, Falcão e o Soldado Invernal) está escalado para estrelar o filme.
“Estou escrevendo um filme agora”, disse Jude ao THR. “É um filme de Frankenstein na Romênia. Frankenstein na Romênia, vai se chamar.”
Stan e o iconoclasta já haviam discutido o interesse em uma colaboração, mas Jude não teve uma ideia de imediato. Então, ele apresentou ao astro, que nasceu na Romênia antes de se mudar para os EUA com a mãe, sua ideia para o filme Frankenstein, da qual Stan gostou, segundo Jude. O autor disse ao THR que imagina Stan interpretando “os dois papéis”, o de Victor Frankenstein e seu monstro.
A história parece combinar a existência real de uma prisão secreta da CIA na Romênia no passado com a lenda do monstro Frankenstein.
A releitura sombria de Frankenstein por Guillermo del Toro, com Jacob Elordi, Oscar Isaac e Mia Goth, uma produção da Netflix, foi recentemente revelada como parte da seleção para a competição do Festival de Cinema de Veneza.
O autor Jude teve um 2025 agitado. No início deste ano, ele estreou mundialmente Kontinental ’25, uma comédia dramática absurda sobre a crise imobiliária da Romênia e a classe média conflituosa do país, no Festival de Cinema de Berlim. Acabou ganhando o Urso de Prata de melhor roteiro.
Jude estreia mundialmente Drácula, sua dissecação do mito de Drácula, repleta da comédia de humor negro pela qual ele construiu uma reputação, na programação principal da competição da 78ª edição do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, no final da tarde de domingo. “Este filme apresenta cenas que podem chocar a sensibilidade de alguns espectadores”, observa o site do festival.
Depois de Locarno, Jude planeja rodar outro filme. “É como um diálogo muito distante com O Diário de uma Camareira, o romance de [Octave] Mirbeau”, disse o autor ao THR. “Quero falar sobre imigração e sobre romenos trabalhando no exterior. É sobre uma mulher que trabalha para uma família francesa em Bordeaux enquanto sua filha pequena fica em casa. Então, é um filme sobre essas questões dramáticas.”
Isso significa que seu tom será menos drácula. “É mais comparável a Continental ’25 em certo sentido; é um pouco mais sério”, explica Jude. “Estou interessado em explorar essa conexão entre o mundo ocidental, a Romênia e o Leste Europeu por meio da história de um personagem.”
Via: Just Jared
Publicar comentário