Carregando agora

Eric Dane, astro de Grey’s Anatomy e Euphoria, morre aos 53 anos, quase um ano após anunciar o diagnóstico de ALS (Esclerose Lateral Amiotrófica).

Eric Dane faleceu aos 53 anos, confirmou a revista PEOPLE. Dane tornou-se uma estrela com seu papel como Dr. Mark Sloan — também conhecido como McSteamy — em Grey’s Anatomy. A morte de Dane ocorre 10 meses depois de ele ter tornado público seu diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig.

Eric Dane in 2005.
Credit: Abc-Tv/Kobal/Shutterstock 

Eric Dane faleceu na quinta-feira, 19 de fevereiro, conforme confirmado pela família do ator à revista PEOPLE. “Com o coração pesado, compartilhamos a notícia de que Eric Dane faleceu na tarde de quinta-feira, após uma corajosa batalha contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica)”, diz um comunicado da família. “Ele passou seus últimos dias cercado por queridos amigos, sua esposa dedicada e suas duas lindas filhas, Billie e Georgia, que eram o centro de seu mundo.”

“Ao longo de sua jornada com a ELA, Eric tornou-se um defensor apaixonado da conscientização e da pesquisa, determinado a fazer a diferença para outras pessoas que enfrentam a mesma luta. Sentiremos profundamente sua falta e o lembraremos com carinho para sempre. Eric adorava seus fãs e é eternamente grato pela demonstração de amor e apoio que recebeu. A família pediu privacidade neste momento tão difícil.”

Alyssa Milano (à esquerda) e Eric Dane em ‘Charmed’ em 2004.
Crédito: The WB/Mitchell Haddad

Dane nasceu em São Francisco em 1972. Seu pai morreu vítima de um tiro quando ele tinha 7 anos. “Ele era da Marinha e acabou se tornando arquiteto e designer de interiores. Era uma alma atormentada”, disse Dane ao Gulf Times em 2014. Ele afirmou que, até se tornar pai, nunca havia percebido o quão “devastadora” a perda deve ter sido para ele quando criança.

Ele descobriu a atuação por acaso. “Eu jogava polo aquático no ensino médio e minha temporada foi curta, então acabei sendo convencido a interpretar Joe Keller em ‘All My Sons’. Sério mesmo. E me apaixonei. Pensei: ‘Essa é a melhor sensação do mundo!'”, contou ele ao Gulf Times.

Ellen Pompeo e Eric Dane (à direita) em ‘Grey’s Anatomy’ em 2006.
Crédito: Scott Garfield/Disney General Entertainment Content via Getty

Após se formar, ele se mudou para Los Angeles com “40 dólares no bolso”, contou à revista PEOPLE em 2014. “Acabei passando os oito anos seguintes festejando. Me meti em muita encrenca.”

Ele conseguiu participações especiais em séries como Saved by the Bell, The Wonder Years, Roseanne e Married… with Children, e entrou para o elenco recorrente de Gideon’s Crossing. Depois, apareceu em duas temporadas de Charmed. Seu primeiro filme foi The Basket, de 2000.

Eric Dane em 2008.
Crédito: Eric Charbonneau/Shutterstock

Em 2006, ele apareceu na segunda temporada de Grey’s Anatomy como Mark Sloan. Devido à reação dos fãs, o papel se tornou um dos principais. Mark era extremamente sexy, e suas tramas frequentemente envolviam ele dormindo com suas colegas de trabalho. Dane também era tratado como um símbolo sexual.

“Simplesmente fazia sentido”, disse ele à Glamour em 2019 sobre explorar a sensualidade do personagem na vida real. “Senti que tinha uma obrigação artística de não me esquivar dessa parte do personagem. E, de certa forma, há muito de mim naquele cara. Mas acho que, no fim das contas, você tende a dar às pessoas o que elas pedem, porque é o caminho de menor resistência.”

“Eu adoro aquele personagem; só não queria interpretá-lo para o resto da vida”, disse ele. “É contraproducente para o que qualquer ator deseja fazer com sua carreira.”

Dane deixou a série em 2012, quando Mark foi morto, embora tenha dito em um episódio de 2024 do podcast Armchair Expert, de Dax Shepard: “Eu não saí, acho que fui demitido”. Observando que estava “lutando” contra o vício na época, ele disse que não acreditava ter sido demitido por esse motivo, mas sim porque havia se tornado “muito caro” para a emissora.

Jessica Biel (à esquerda) e Eric Dane em ‘Idas e Vindas do Amor’ (2010).
Crédito: Ron Batzdorff/New Line Cinema

Ele acrescentou: “Eu não era o mesmo cara que eles tinham contratado, então eu entendi quando fui demitido, e [a criadora da série] Shonda [Rhimes] foi realmente ótima.”

Entre os outros trabalhos de Dane na TV e no cinema, estão Euphoria, Burlesque, Valentine’s Day, Marley & Me e The Last Ship.

Em 2004, ele se casou com a atriz Rebecca Gayheart. O casal teve duas filhas, Billie e Georgia, em 2010 e 2011, respectivamente.

Rebecca Gayheart (à esquerda) e Eric Dane em 2017.
Crédito: Alberto E. Rodriguez/Getty

Em 2009, um vídeo íntimo vazado de Dane, Gayheart e outra mulher caiu na internet. Dois anos depois, Dane, que era aberto sobre seus problemas com depressão, foi para a reabilitação, após começar a usar analgésicos depois de uma lesão esportiva. Em 2014, ele disse a algumas pessoas que se arrependia da situação, explicando: “Todos nós cometemos erros. Meu único arrependimento é ter envolvido a pessoa que eu mais amo em tudo isso: Rebecca.”

Mas, em 2019, ele esclareceu que não quis dizer que se arrependia do vídeo íntimo. “Muitas vezes penso naquela resposta que dei. E olhando para trás agora, foi um erro? Absolutamente não”, disse ele à revista Glamour. “Três adultos que consentiram, um deles sendo minha esposa? Eu não estava fazendo nada de errado.”

“Não me arrependo, não tenho arrependimentos nem peço desculpas pela minha experiência de vida”, disse ele. “É a minha experiência de vida e estou em paz com tudo isso.”

Eric Dane em ‘Euphoria’ em 2019.
Crédito: Eddy Chen/HBO

De 2014 a 2018, Dane estrelou em The Last Ship como o Almirante Tom Chandler, embora tenha dito à revista Glamour que achava o personagem muito parecido com Mark Sloan. Querendo experimentar algo diferente, ele entrou para o elenco de Euphoria como Cal Jacobs, que parecia um homem de família exemplar, mas que conhecia pessoas online para sexo anônimo.

Eric Dane em 2022.
Crédito: Momodu Mansaray/Getty

“Interpretar esse papel tem sido libertador para mim”, disse ele à Men’s Health em 2022, acrescentando: “Há muita responsabilidade sobre mim nesse papel, e as expectativas são altas. É minha obrigação acertar em todos os detalhes, porque Cal vive uma existência muito frágil. Esse cara oscila entre o que é moralmente aceitável e o que é legalmente aceitável. Então, é importante que eu acerte em todos os detalhes, porque senão ele pode ser facilmente mal interpretado. Há uma humanidade nesse personagem que espero que transpareça.”

Da esquerda para a direita: Billie Dane, Eric Dane e Georgia Dane em 2024.
Crédito: Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic

Dane também atuou em filmes como Marley & Eu, Idas e Vindas do Amor, Burlesco, American Carnage e Bad Boys: Ride or Die.

Gayheart entrou com pedido de divórcio em 2018. No entanto, ela solicitou o arquivamento do processo em março de 2025.

Dane deixa duas filhas.

Via: People

Publicar comentário

Você pode ter perdido

© 2026 Celebrity FanPage HKI - Todos os direitos reservados.
Clique aqui