Chris Hemsworth enfrenta dificuldades com o diagnóstico de Alzheimer do pai: revelações de ‘Uma Viagem Inesquecível’
Chris Hemsworth compartilhou um pouco da sua vida com o pai, Craig Hemsworth, que está lutando contra o Alzheimer, em um novo documentário da National Geographic.
“Chris Hemsworth: Uma Viagem Inesquecível”, lançado no Disney+ e no Hulu em 24 de novembro de 2025, acompanhou Chris em uma viagem de carro com o pai pela Austrália. Nos primeiros momentos do filme, o ator de Thor revelou que Craig está no estágio inicial do Alzheimer e que os sintomas começaram nos últimos dois anos.
“É tão fácil dar nossos pais como garantidos. Sinto que tenho estado tão ocupado que não passei tanto tempo com meu pai quanto gostaria… e então veio o diagnóstico”, disse Chris. “Ele está no estágio inicial de Alzheimer e definitivamente há dias bons e dias ruins.”
Não está claro quando Craig recebeu o diagnóstico, mas Chris já havia compartilhado que ele tem um risco elevado de desenvolver Alzheimer por possuir duas cópias do gene APOE4.
No documentário, Chris explicou que ele e Craig fariam uma viagem por partes da Austrália que têm uma ligação especial com a família deles. Além de proporcionar momentos de qualidade para pai e filho, a viagem serviria como uma terapia de reminiscências para Craig.
“Quero fazer tudo o que puder para ajudá-lo, então meu pai e eu vamos fazer uma viagem de carro. É algo que temos conversado há anos”, lembrou Chris. “Acontece que a experiência pode ajudar a combater a doença. Se ajudar, fantástico. Mas estou ansioso para passar um tempo com meu pai.”
Continue rolando para ver as maiores revelações do documentário de Chris sobre uma viagem de carro inesquecível:
Chris Hemsworth fala abertamente sobre as dificuldades que enfrentou ao lidar com o diagnóstico do pai.
Chris compartilhou que tem sido um desafio se adaptar à condição do pai.
“É algo difícil e complicado de lidar, porque tem a ver com a personalidade dele… Não é teimosia, mas ele tem um jeito específico de fazer as coisas”, disse Chris. “Não sei se ele está se esquecendo disso ou se insiste em fazer assim. Ou será que é um sintoma? Não sei.”
Por que Chris Hemsworth queria fazer uma viagem de carro com seu pai?

No documentário, Chris e sua família conversavam com clínicos, especialistas e neurologistas para ajudar Craig. Encontraram o psicólogo clínico Dr. Suraj Samtani, que conduz estudos para o tratamento de pacientes com demência. Chris se encontrou com o Dr. Samtani em um jogo de futebol para discutir um novo estudo que mostrava que pacientes com Alzheimer melhoravam seu quadro em ambientes sociais. Chris perguntou ao médico o que ele achava de levar seu pai em uma viagem de carro para antigos lugares de interesse que tinham significado para Craig. Samtani explicou que revisitar memórias passadas seria benéfico para o cérebro de seu pai, pois faria parte da terapia de reminiscência.
“Então, minha viagem de moto com meu pai também será uma viagem de volta ao nosso passado para exercitar a memória dele e fortalecê-la”, disse Chris em uma narração enquanto ele e seu pai se preparavam para explorar a Austrália de moto.
A aventura de Chris e Craig incluiu paradas na casa onde Chris e sua família costumavam morar em Melbourne e na antiga casa de infância deles, na área remota do Território do Norte da Austrália.
Chris Hemsworth recriou a antiga casa de sua família.
Durante a primeira parada em Melbourne, Chris não só pôde visitar sua antiga casa, como os novos proprietários também permitiram que ele recriasse a casa como era quando os Hemsworth moravam lá.
“Revisitar a casa foi certamente estranho”, disse Craig em um depoimento sobre a experiência. “Os detalhes eram extraordinários… É muito gratificante reconhecer coisas em que eu não pensava há muito tempo.”
A restauração incluiu não apenas várias peças do mobiliário antigo da família, mas também fotos da época. O quarto de adolescente de Chris foi recriado e incluía fotos antigas de familiares, amigos e até ex-namoradas, o que levou Chris a brincar: “Não mostrem para a minha esposa!”
Como Chris sabia que a restauração seria uma “experiência marcante”, ele providenciou para que sua mãe, Leonie Hemsworth, pudesse se juntar a eles em algum momento. Enquanto esperava pela chegada de Leonie, Craig perguntou várias vezes ao filho onde ela estava, o que preocupou Chris. Quando Leonie chegou, ela comentou que era “avassalador” estar ali por causa da “enxurrada de lembranças”.
Leonie Hemsworth se emociona ao falar sobre o estado de saúde do marido.
Em um depoimento, Leonie refletiu sobre como tem lidado com a condição de Craig como sua esposa.
“Como parceira, é difícil porque quero que ele seja a pessoa que era. Quero o relacionamento”, disse Leonie, lutando contra as lágrimas. “Quero aquele relacionamento. Às vezes acordo no meio da noite e fico apavorada pensando para onde tudo está indo.”
O primeiro filme de Chris Hemsworth foi uma recriação caseira de “Crocodile Hunter”.
Em sua antiga casa, Chris encontrou uma fita do primeiro filme que ele e seus irmãos criaram, intitulado “Croc Hunter”. O ator reproduziu a fita VHS, que mostrava uma versão mais jovem de si mesmo interpretando um personagem que lembrava o falecido Steve Irwin.
“Caramba! E aí, pessoal? Temos uma surpresa incrível para vocês hoje”, disse Chris no vídeo antigo que Craig chamou de “ouro”.
O vídeo caseiro arrancou muitas risadas de Craig e Leonie. Chris brincou dizendo que fez esse filme “e depois Thor”.
O filho de Steve, Robert Irwin, compartilhou o vídeo nas redes sociais, dizendo que seu pai “teria adorado” vê-lo.
Chris Hemsworth levou seu pai de volta aos seus tempos de pastoreio de gado.

Depois de passar um tempo em Melbourne, Chris e Craig voaram para o Território do Norte para continuar sua aventura. Eles retomaram a viagem de moto até Bulman, uma comunidade indígena aborígine.
Antes de se mudarem para Melbourne, Chris e sua família moravam em uma área remota, onde seu pai era pastor de gado e domador de touros. Chris reencontrou Craig com seu amigo Spencer Martin, que ele conhecia dos tempos em que trabalhava com gado.
“É incrível vê-los juntos e perceber a conexão e a amizade que compartilham”, disse Chris sobre o reencontro de Craig e Martin. “E como isso acontece de forma imediata e presente no momento em que começam a conversar. Dá para ver nos olhos do meu pai e nos olhos do Spencer o quanto eles valorizam esse tempo juntos.”
Mais tarde, Chris contou que percebeu que Craig começou a ficar confuso sobre onde estava e com quem estava falando, o que o astro da Marvel descreveu como “doloroso” de se presenciar.
Em um depoimento, Craig descreveu a viagem a Bulman como uma experiência “maravilhosa”.
Chris Hemsworth conversa com seu pai sobre o Alzheimer dele.

Na última noite da viagem, Chris e Craig acamparam na floresta. Ao redor da fogueira, Chris e seu pai tiveram uma conversa sincera sobre como Craig estava lidando com sua luta contra os problemas de saúde. Craig confessou que tinha medo de ser um “fardo” e perder o contato com seus entes queridos. Chris tranquilizou o pai, dizendo que ele não era um fardo e que a família cuidaria dele. Eles também trocaram declarações de amor.
Como Chris Hemsworth acha que a viagem ajudou seu pai
Ao longo da viagem, Chris percebeu que Craig enfrentava altos e baixos em sua luta contra o Alzheimer, mas acreditava que a experiência havia sido útil.
“Não sei se essa grande experiência de terapia de reminiscência terá um efeito a longo prazo. Percebi, a curto prazo, que ele se tornou mais participativo, comunicativo e à vontade”, disse ele. “Então, espero que isso continue, mas agora, sou muito grato por ter visto o despertar dele. Ele está aqui comigo, e espero que eu tenha muitos mais anos com ele, mas, no fim das contas, não sei e não tenho controle sobre isso. Só me vejo querendo passar mais tempo com ele e apreciando cada momento.”
Via: US Weekly



Publicar comentário