Catherine se junta a estrelas e heróis da caridade para concerto de canções de Natal

A Princesa de Gales realizou seu concerto anual de canções natalinas na Abadia de Westminster, com convidados que incluíam membros da realeza, celebridades e heróis locais que ajudaram suas comunidades.
Em uma Abadia festiva, repleta de árvores de Natal, os 1.600 convidados ouviram uma mistura de canções natalinas tradicionais, música e poemas de atores como Kate Winslet e Chiwetel Ejiofor, além de uma leitura bíblica do púlpito feita pelo Príncipe William.
O tema da cerimônia, realizada na Abadia iluminada por velas, foi a bondade e a demonstração de amor ao próximo.
Entre os convidados estavam Anna e Jonathan Cordiner, cuja filha faleceu devido a um tumor cerebral e que fundaram a instituição de caridade Kayleigh’s Wee Stars para apoiar famílias com filhos com doenças terminais.
O Príncipe William e os filhos do casal, George, Charlotte e Louis, foram recebidos por Catherine do lado de fora da Abadia antes da cerimônia.
Vestindo um longo casaco verde natalino, Catherine encontrou-se com membros da congregação dentro da Abadia, conversando com o sobrevivente do Holocausto Steven Frank, bem como com a cantora Katie Melua e o ator Eugene Levy, que recentemente entrevistou William em uma das conversas mais francas que já vimos com o príncipe.
Catherine conversou com Dame Mary Berry, que ajudou a confeccionar as coroas de Natal que decoravam a Abadia medieval.
A mensagem do concerto deste ano foi que, em um mundo fragmentado e desconectado, pequenos atos de generosidade e amor podem unir pessoas e comunidades.
“O tempo, o cuidado e a compaixão que vocês dedicam, muitas vezes silenciosamente e sem palavras, e sem qualquer expectativa ou reconhecimento, fazem uma diferença extraordinária na vida dos outros”, escreveu Catherine em uma carta antes da cerimônia de cânticos natalinos.

A princesa tem retomado gradualmente sua vida pública após o diagnóstico de câncer e a quimioterapia, tendo proferido, no mês passado, seu primeiro discurso público em dois anos, no qual falou sobre o reconhecimento do “trabalho silencioso e muitas vezes invisível de cuidar”.
O programa da cerimônia, com seu desenho de hera verde, refletia um interesse de Catherine, com a citação “O amor basta”, da poesia de William Morris, o designer e ativista social da era vitoriana. A princesa havia admirado o trabalho de Morris durante uma visita ao V&A East Storehouse.
Os convidados que chegavam à Abadia foram entretidos por jovens músicos apoiados pela instituição de caridade Future Talent, cofundada pela Duquesa de Kent para ampliar o acesso a aulas de música.
A duquesa, que faleceu em setembro, foi professora de música do ensino fundamental e uma grande defensora de dar a mais jovens oportunidades de tocar música.
Carys Wood, de 18 anos, trompetista natural de Pembrokeshire, recebeu auxílio da instituição de caridade, com bolsas que ajudaram a custear instrumentos musicais, aulas e despesas de viagem. Ela disse que foi “incrível” tocar na cerimônia na Abadia de Westminster.
“Música pode ser muito cara”, disse Carys. Ela está estudando na Royal Academy of Music e acrescentou que “todos deveriam ter a oportunidade” de desenvolver suas habilidades musicais.
Quando Carys descobriu como a duquesa havia apoiado a música, ela disse: “Fiquei impressionada com o que ela fez e com o fato de ela ter trabalhado como professora.”

A irmã de Carys, Eliza, de 13 anos, que toca eufônio, também se apresentou. “Nunca imaginei que conseguiria tocar ali, diante de tantas pessoas importantes”, disse ela.
“Todos deveriam ter a oportunidade de tocar música.”
No centro da Abadia, havia um grande presépio, representando a cena da Natividade, que serviu de cenário para a apresentação do grupo de cantos marítimos da Cornualha, Fisherman’s Friends, que cantou uma versão de “I Saw Three Ships”.
Os convidados, incluindo muitos cuidadores e representantes de instituições de caridade, representavam gerações mais jovens e mais velhas.
Entre eles estava Saphia Turner, de nove anos, vencedora do prêmio “Make a Difference Young Hero” da BBC, que vende obras de arte e realiza desafios patrocinados para arrecadar dinheiro para bancos de alimentos.
O veterano do Dia D, Jack Mortimer, de 102 anos, também compareceu.
Entre as apresentações musicais, Katie Melua cantou “White Christmas”, Dan Smith cantou “O Holy Night”, Zac Abel cantou “Silent Night” e coristas da Abadia de Westminster cantaram canções natalinas tradicionais, encerrando com “Hark! the Herald Angels Sing”.
Mas não parou por aí.
Um chocolate quente foi oferecido em uma noite fria em Londres para aquecer os convidados, muitos dos quais viajaram longas distâncias para vivenciar um pouco do espírito natalino.
O concerto de canções natalinas “Together at Christmas” será televisionado e exibido no canal ITV1 na véspera de Natal.
Via: BBC



Publicar comentário