Emma Myers gosta de coisas estranhas

Emma Myers está cercada por guepardos — de pelúcia, felizmente — espiando o quadro um por um enquanto ela os recolhe do chão do quarto. Não é uma encenação; é apenas a realidade dela, cheia de dezenas de bichinhos de pelúcia adorados pendurados em seu fundo do Zoom como parte da mobília.

“Quando criança, eu era obcecada por muitas coisas”, diz ela de sua cama de dossel na Geórgia. “Deixa eu te mostrar quantos desses caras eu tenho.” Tecnicamente, Emma está aqui para falar sobre a segunda temporada de Wednesday, um evento marcante para a série da Netflix que levou quase três anos para ser produzida. Mas as conversas com ela têm um jeito de se transformar em suas paixões. Embora saiba que ser honesta sobre seus interesses pode grudar tudo na sua narrativa pública, ela não se importa. “Acho que isso acontece muito”, diz ela. “Eu digo uma coisa em uma entrevista — e essa é a única coisa que pode me descrever em qualquer entrevista, qualquer tuíte, qualquer coisa que se siga.”
Seu amor por chitas, por exemplo, é apenas parte de quem ela é, e ela não está interessada em esconder o que a faz feliz. Além disso, ela está dando aos fãs muitas outras coisas para se obcecarem: aos 23 anos, Emma já se tornou uma figura essencial em franquias favoritas dos fãs, primeiro roubando cenas como Enid Sinclair, a brilhante e leal melhor amiga lobisomem de Wandinha Addams, interpretada por Jenna Ortega, e depois liderando A Good Girl’s Guide to Murder como a detetive adolescente pragmática Pip Fitz-Amobi. Adicione a isso sua participação nas telonas como Natalie no sucesso de quase um bilhão de dólares “Um Filme Minecraft”, e fica claro: Emma está em todos os lugares.


“Eu tinha 9.000 seguidores no Instagram quando Wednesday estreou”, ela me conta. “E então cheguei a algo como 5 milhões em três dias. Foi uma loucura. Agora, não me sinto diferente de antes. Continuo sendo eu mesma.”
Ela ainda não se considera famosa — “Sei que as pessoas podem olhar para o meu Instagram e dizer: ‘Nossa, ela tem muitos seguidores’, mas posso ir a qualquer lugar e ninguém me incomoda’ —, mas é difícil negar que ela evoluiu. A transição da adolescência apodrecendo quartos para sentar na primeira fila do desfile da Thom Browne na Semana de Moda de Paris é um sinal de maturidade que provavelmente levou a interpretação de adolescentes na tela para ser alcançada. E embora Emma passe a maior parte do tempo no set (ela acabou de terminar a segunda temporada de A Good Girl’s Guide to Murder), ela ainda está disposta a explorar sua própria adolescência com um sorriso… e talvez outro bicho de pelúcia aparecendo na tela.

Espero que vejamos mais do lado brincalhão e travesso do Wednesday na segunda temporada. Você é um brincalhão na vida real?
Com certeza, mas mais no sentido maligno.
No sentido maligno?
Eu era um mentiroso patológico quando criança. Eu inventava os cenários mais aleatórios e dizia às pessoas que eles realmente aconteceram comigo. Acho que eu só queria ser ator, então mentia o tempo todo sobre tudo. Agora, para compensar, sou sincero demais.
Tipo, mentirinhas?
Não, não, não. Eu saía por aí contando segredos de família enormes para pessoas aleatórias que não eram reais. E aí eu tinha que ir lá e me desculpar, tipo: “É, eu menti sobre isso. Me desculpe.”
Um talento para artes dramáticas mesmo sendo jovem!
É, só para praticar.
Praticar para fazer uma série de TV com o Tim Burton, pelo que parece. Como ele é como diretor?
Ele deu uma festa na piscina quando chegamos na Romênia para a primeira temporada, só para dizer oi para todos nós. Recebi uma ligação dele e ele disse: “É, só quero ver como você está, como você está.” Que loucura receber uma ligação do Tim Burton para um check-up. Você pensaria que ele seria sério e assustador porque tem uma mente meio genial, mas ele é o cara mais legal do mundo. Ele é tipo seu tio maluco.

Isso parece uma energia positiva para trazer para a nova temporada. Falando nisso: como você diria que a amizade entre Enid e Wednesday evoluiu da primeira para a segunda temporada?
As duas se entendem. Acho que o respeito que elas têm pelas necessidades uma da outra é realmente adorável. Mesmo que tudo o que Enid queira fazer seja carinho e abraços, ela ainda respeita a necessidade de Wednesday por espaço e tempo sozinha. E Wednesday respeita o que Enid gosta e o que Enid precisa. A amizade delas é realmente linda. Mesmo que Enid tenha garotos correndo atrás dela, ela não se importa nem um pouco.
Ela tem suas prioridades em ordem. Ela sabe quem é sua melhor amiga.
Exatamente. Irmãs antes de maridos.


Como é a Jenna Ortega como amiga?
Eu a amo muito. Nós nos divertimos muito juntas. Ela está produzindo a próxima temporada, então teve muito mais participação criativa e sempre me dizia: “Se houver algo que você não goste ou com o qual não se sinta confortável, me avise e eu serei a pessoa certa para você”. Ela definitivamente estava cuidando do elenco, mas também é uma ótima amiga. Você pode confiar nela. Eu imediatamente me senti muito próxima dela porque ela é tão legal, tão aberta e uma pessoa tão adorável.
- Fiz a mesma pergunta a Jenna Ortega sobre Emma. A resposta dela? “Emma Myers, como amiga, é incrivelmente generosa, paciente e charmosa. Me sinto muito sortuda por tê-la conhecido e amado ao longo dos anos e por poder passar tanto tempo com ela. Sabe, somos de lugares muito diferentes, então adoro ficar presa em países estrangeiros aleatórios com ela por oito meses seguidos.”
Como era o seu mundo no ensino médio em comparação com o internato assustador da Enid?
Eu estudei em casa, então é uma grande diferença. O elenco diz que as filmagens parecem mais um acampamento de verão do que um ano letivo, porque fazemos atividades muito legais.
Como você era na adolescência?
Sinceramente? Confusa. Tudo era meio estranho para mim aos 17 anos — eu tinha acabado de me mudar de Orlando para Atlanta. Eu era definitivamente uma criança emo; era uma atitude. Estar desarraigada e me mudar para um lugar sem amigos é chocante. Eu era uma adolescente bem rabugenta e cresci ouvindo muita música da era do Tumblr.3 Era muito Fall Out Boy e eu ficava tipo: “Ninguém me entende nesta nova cidade!”, o que era tão desagradável, olhando para trás.
- O som é algo importante para Emma. Ele influencia como ela aborda seu trabalho como atriz (“Eu faço playlists para cada personagem”), como ela se veste (“Quanto mais chamativo o sapato, mais presença eu imploro”) e até mesmo como ela se relaciona com seus fãs, que às vezes lhe enviam músicas.
Quanto tempo você levou para se adaptar e se sentir em casa em Atlanta?
Demorou um pouco. É estranho dirigir por um lugar que você não conhece, mas sabendo que mora lá agora. Ainda preciso usar meu GPS para me locomover, mesmo morando aqui há seis anos. Ainda me parece estranho.
Onde você considera seu lar, então?
Atlanta, mas não me vejo morando aqui. Devo dizer que me sinto mais eu mesma quando estou caminhando. Quando estive na Nova Zelândia, percorri todas as trilhas de O Senhor dos Anéis4 e foi quando me senti mais relaxada. Eu e minha irmã mais velha escalamos até onde fica o Monte da Perdição, na Travessia Alpina de Tongariro, e bem no topo, sentamos e comemos pão pita e homus como as garotas gregas fazem. Quem sabe onde será seu lar no futuro, mas, no momento, é qualquer lugar onde minha família esteja.
- Emma é uma grande fã de Tolkien e cita Legolas e Aragorn como suas primeiras paixões quando criança. Também na lista de paixões da Emma bebê? Hayden Christensen como Anakin Skywalker de Star Wars. “Eu estava apaixonada por ele”, ela se emociona.
Fora da sua família imediata, como você conheceu “seu povo”?
Eu fazia parte de um time de dança — esse era meu esporte extracurricular. Essas eram as minhas pessoas. Éramos crianças competitivas. 5 Eu adoraria fazer um papel em que pudesse interpretar uma dançarina. 6 Uma das minhas melhores amigas, com quem cresci, fazíamos parte do mesmo time desde os 10 anos. Ainda sou muito próxima das meninas… Embora sempre que posto uma das minhas amigas, as pessoas dizem que somos amigas falsas. É tão estranho me ver amando alguém de verdade e postando essa pessoa no Instagram e todo mundo dizendo que estou “postando fotos para fins de relações públicas”.
- Você ainda pode encontrar vídeos da Emma adolescente dançando em vários cantos da internet. Ela era competitiva!
- Outro papel dos sonhos? Max de Life Is Strange ou Edith de What Remains of Edith Finch, ambos os videogames favoritos da Emma. “Ouvi rumores de que eles estavam fazendo uma adaptação de Life Is Strange”, diz ela. Não sei se isso é verdade, mas seria muito divertido. O Que Resta de Edith Finch é muito bom, embora eu não saiba se haveria necessidade de um ator principal. Mas quem sabe?

Qual é o boato mais estranho que você já ouviu sobre si mesma?
Vi um boato de que minha irmã mais velha está afastada da nossa família porque ela não aparece em nenhuma foto conosco. É porque ela está na faculdade de direito e está se exibindo, sendo advogada. Mas todo mundo parece pensar que ela não fala com a gente, o que não é verdade. Eu amo minha irmã mais velha.
Essa é uma suposição absurda de se fazer sobre qualquer pessoa, especialmente alguém que você não conhece.
Eu sei. As pessoas querem ter opiniões sobre todos os relacionamentos que você tem. Você aprende a ignorar isso. Tipo, gente, eu amo minha irmã! E eu só posto pessoas no meu Instagram se eu realmente gostar delas!
E ter uma amizade falsa daria mais trabalho do que simplesmente ser amigo de alguém.
É. Para ser sincero, acho que nem me daria ao trabalho de manter a fachada de ter uma amizade falsa.
Uma carreira pública teve algum impacto na sua vida amorosa?
Não estou saindo com muita gente no momento porque estou muito ocupado, mas está sempre mudando. Você não conhece muitas pessoas além das que trabalham com você, então é difícil nesse sentido. E a distância é sempre muito difícil quando você está fora, trabalhando. Mas quando você encontra alguém que entende o que você está fazendo e no que você está trabalhando, isso não tem um impacto negativo tanto quanto você imagina. Você só precisa encontrar a pessoa certa.
O que é um fator decisivo para você em um relacionamento?
Você sempre percebe quando um cara cresceu com irmãs ou respeita as mulheres. Se eu ouço um cara dizer algo desrespeitoso para uma garota, instantaneamente eu penso: “Ok, eu não me importo se essa garota foi realmente má com você. Eu não me importo. Vamos parar de falar assim.” Isso me desanima. É um obstáculo porque minha vida é cheia de mulheres. Eu tenho três irmãs. Eu amo todas as mulheres da minha vida. Se eu ouvir alguém falando de uma mulher de forma desrespeitosa? Não.


As pessoas denunciam a si mesmas. Falar sobre outras mulheres te dá uma ideia de como elas podem falar sobre você.
Literalmente. É um denunciante. Me faz pensar nelas de uma forma tão diferente. É definitivamente uma daquelas coisas que você precisa levar em consideração. A escolha é escassa hoje em dia.
O que você faz quando não está trabalhando ou analisando a escolha? O que você faz nos momentos de folga?
Eu jogo muito videogame com minhas irmãs. Adoro ler e gosto de ter um tempo de silêncio. Ligo muito para o meu avô, e é como se eu reiniciasse meu espaço mental sempre que falo com ele. O elenco também é muito próximo, então às vezes eu e meus colegas de elenco pegamos um trem para algum lugar.
- A estante da Emma inclui a série Assassin’s Apprentice, a trilogia Red Rising e, claro, O Senhor dos Anéis. “Eu adoro ficção científica e fantasia”, diz ela. “Posso ler um livro contemporâneo, mas tem que ser de terror ou ficção científica.”

Qual foi a viagem mais memorável que você já fez com um colega de elenco?
Eu e Noah B. Taylor8 pegamos um trem para uma pequena área nos arredores de Dublin. Tem uma trilha linda no penhasco e eu pensei: “Acho que a trilha não é tão longe. São uns quilômetros, talvez leve uma hora.” Bem, nos perdemos. Começou a chover, então estávamos eu e Noah no meio do nada, num penhasco na Irlanda. Não tínhamos sinal. Eu estava encharcado. Finalmente, depois de umas cinco horas, voltamos para o trem.
- Noah interpreta um novo personagem na segunda temporada de Wednesday, chamado Bruno Yuson. Ainda não se sabe muito sobre ele além de (1) que ele é um aluno de Nevermore e (2) que ele é um lobisomem. Casual!
Cinco horas se passaram e beiram o território de pessoas desaparecidas.
E nem terminamos a trilha! Só chegamos na metade.
Houve algum momento em que você pensou: “Talvez precisemos ser resgatados”?
Eu estava bem confiante nas minhas habilidades de direção. Tirei a gente dali, mas estávamos com frio e um pouco irritados.
Você se salvou! É uma experiência incrível de criar laços com um colega de elenco.
Nós dois rimos disso agora. Mesmo assim, nos divertimos muito.
Como você chamaria esse período da sua vida?
Sinceramente, é só a minha era profissional. Talvez eu também me dê o título de diversão e liberdade, porque é verdade. Estou me divertindo e estou livre.
Como é a sua relação com o trabalho?
É sempre oscilando. Às vezes, me pergunto por que decidi fazer isso. Mas, nos dias realmente bons, eu sei o porquê. Eu realmente amo atuar. Adoro conhecer novas pessoas, adoro contar histórias e interpretar personagens diferentes. Mesmo que eu tenha dias difíceis e queira desistir, isso nunca dura muito tempo.

É revigorante ouvir você dizer isso, sinceramente. Não importa o quanto você ame o que faz, haverá momentos desafiadores.
É sempre uma mistura de coisas e pode ser difícil. As pessoas têm opiniões sobre como é a sua vida e presumem coisas que podem não ser precisas. Todo mundo tem algo a dizer sobre o que você está vestindo,9 sua aparência e o que está fazendo, e você simplesmente tem que deixar isso para lá.
- Quais são os itens de moda favoritos da Emma? Um bom par de shorts jeans, jeans largos, moletons e seus cinco pijamas de Pokémon com Snorlax e Charizard.
Como você decide o que compartilhar nas redes sociais?10 Qual o seu nível de envolvimento nas postagens nas redes sociais?
Eu costumava postar muito mais, mas fiquei desconfortável com os limites que as pessoas cruzavam nos meus comentários e nas minhas mensagens diretas. Agora, é mais improvisado.
- Uma coisa que você não vê com frequência no Instagram da Emma? Selfies. “Eu nunca consegui descobrir como fazer isso quando criança, e acho que eu pensava: ‘Ah, não é para mim'”, diz Emma. Há uma exceção, porém, da sua adolescência: “Eu literalmente não consigo encontrar uma foto minha aos 14 anos sem o filtro de cachorro do Snapchat. É horrível.”
Quais são algumas interações com fãs que ficaram na sua memória ao longo do tempo?
Conheci uma garota em uma convenção e ela, de alguma forma, reuniu um monte de fãs para o meu aniversário e fez um enorme álbum ilustrado para mim. Cada fã escreveu um bilhete à mão e fez uma playlist com as músicas que achavam que eu gostaria, uma colagem de todos os meus interesses, filmes que eu deveria assistir, todo tipo de coisa. Eu tenho isso no meu quarto porque é tão emocionante. Eu pensei: “Por que você se sentou aí e fez isso para mim?” E eles disseram: “Ah, nós realmente queríamos fazer isso porque te amamos”. Eu ainda tenho esse livro.
Incluir recomendações baseadas no seu gosto é incrível.
Eu assisti e ouvi todas as músicas.
Claramente, seus fãs estão orgulhosos de você. De todas as cenas que você filmou na sua carreira até agora, qual a deixa mais orgulhosa de si mesma?
Estou muito orgulhosa de A Good Girl’s Guide to Murder11 porque não tive muito tempo para me preparar para ele. Eu fiz um sotaque britânico, e não ficou nada mal! Eu não ia aceitar o trabalho no começo porque estava com muito medo de fazer o sotaque e não ter tempo para aperfeiçoá-lo. Mas eu pensei: “Sabe de uma coisa? Não tem jeito melhor de aprender do que se jogar de cabeça.”
- Netflix, BBC e ZDFneo deram sinal verde para a segunda temporada da série. “Estamos no meio das filmagens da segunda temporada e está indo muito bem. É muito bom voltar porque, na minha opinião, os livros só melhoram.”

Foi ótimo. Lembro de assistir e pesquisar se você era britânico ou não.
De jeito nenhum! Perfeito.
Tenho certeza de que não sou o único que também achou isso: os fandoms dos seus projetos são incrivelmente ativos. Você diria que faz parte de algum fandom?
Eu não diria que faço parte de algum fandom agora, mas adoro The Last of Us. Você conhece o d4vd? Ele lançou um álbum ótimo. E, sinceramente, tenho jogado bastante Minecraft.


É ótimo que Minecraft tenha escalado um ator que realmente joga o jogo.12
Fiquei um pouco assustada porque Minecraft é tão amado. Pensei: “Ah, isso pode dar muito certo ou muito, muito errado”, e deu muito, muito certo! Deu certo porque o filme — e o marketing — não se levam muito a sério. Estamos todos aqui para nos divertir. É um filme bobo. O objetivo é assistir, rir e se divertir.
- A reação de Emma ao pisar no set pela primeira vez: “Foi muito legal porque eu jogava muito quando criança. Realmente me fez sentir como se estivesse realmente dentro do jogo.”
Qual foi a última coisa que te fez rir?
A nostalgia me afeta. Minhas irmãs e eu temos guardado muitos memes de onde crescemos na Flórida, e eles são tão precisos que não consigo deixar de rir deles. Esse tipo de coisa me afeta, mas também é só humor bobo. Minha irmã mais nova tem um senso de humor absurdo, mas é tão engraçado. Não é preciso muito para me fazer rir.

É bom ser uma pessoa que ri muito, especialmente de coisas nostálgicas das quais você talvez não estivesse rindo naquele momento, como um garoto emo assumido.
Eu me preocupava tanto com o que os outros pensavam de mim o tempo todo, a ponto de isso me afetar na hora de fazer amigos. Eu não conseguia nem ir sentar em um café sozinha porque tinha medo de que as pessoas dissessem: “Ah, ela é uma perdedora, sentada sozinha em um café”.
O contato com outras pessoas da minha idade que não tinham esse problema foi o que realmente me ajudou — isso e morar em lugares sozinha, onde eu era forçada a sair e fazer coisas. Agora eu penso: Ninguém está pensando em você.
Me arrependo de apodrecer no meu quarto o dia todo e queria ter saído e feito mais, mas eu estava tão ansiosa que literalmente não conseguia. Se eu pudesse voltar no tempo, diria ao meu eu de 17 anos: “Saia da sua cabeça. Não deixe que isso te impeça de aproveitar a vida. Apenas relaxe. Você está bem. Você está tranquilo.”


Via: Seventeen
Publicar comentário