Novak Djokovic deixa a Associação de Jogadores de Tênis Profissionais devido a preocupações
Novak Djokovic está se retirando para as quadras.
A lenda do tênis anunciou que, “após cuidadosa reflexão”, está se afastando da Associação de Jogadores de Tênis Profissionais (PTPA, na sigla em inglês), organização que ele e o também tenista Vasek Pospisil fundaram em 2020.
“Essa decisão vem após preocupações constantes com relação à transparência, governança e à forma como minha voz e imagem têm sido representadas”, continuou ele em sua mensagem de 4 de janeiro, compartilhada com a X. “Tenho orgulho da visão que Vasek e eu compartilhamos ao fundar a PTPA, dando aos jogadores uma voz mais forte e independente – mas ficou claro que meus valores e minha abordagem não estão mais alinhados com a direção atual da organização.”
E embora tenha afirmado que deseja o melhor para a organização e os jogadores envolvidos, Novak planeja redirecionar seus esforços para outra frente.
“Continuarei focado no meu tênis, na minha família e em contribuir para o esporte de maneiras que reflitam meus princípios e integridade”, disse o tenista de 38 anos. “Mas, para mim, este capítulo está encerrado.”
Desde a sua criação, a PTPA defende que uma maior proporção da receita dos torneios do Grand Slam seja destinada aos prêmios em dinheiro — algo pelo qual jogadores dentro e fora da organização vêm lutando. (A porcentagem atual é de 15 a 20%, segundo o The Athletic, enquanto ligas como a NBA, NFL e MLB distribuem cerca de 50%).
O mais significativo, porém, foi o processo antitruste que a PTPA moveu em março contra os quatro torneios do Grand Slam, bem como contra a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e a Associação de Tênis Feminino (WTA).

Desde que entrou com o processo, a PTPA e o Australian Open chegaram a um acordo, enquanto Wimbledon, o US Open e o Roland Garros, além dos dois circuitos, buscaram o arquivamento do processo.
Após o anúncio de Novak, a PTPA divulgou um comunicado em sua defesa, embora não tenha mencionado o nome do jogador sérvio.
“Os jogadores criaram a PTPA para garantir uma voz mais forte e transparente no tênis profissional”, escreveu a organização no X. “A PTPA é governada pelos jogadores e opera com comunicação aberta, decisões colaborativas e diálogo constante. Sempre estamos abertos a discutir questões com qualquer jogador e permanecemos disponíveis para isso.”

A PTPA também mencionou seus processos contra os circuitos e os Grand Slams, observando que buscava “promover reformas relacionadas à governança, transparência e direitos dos jogadores” e, por sua vez, alega ter se tornado “alvo de uma campanha coordenada de difamação e intimidação de testemunhas por meio da disseminação de narrativas imprecisas e enganosas com o intuito de desacreditá-la”.
A organização observou que está trabalhando com assessoria jurídica, autoridades policiais e jogadores “para avaliar todas as opções disponíveis para combater a disseminação de informações falsas” e que, enquanto isso, a PTPA permanece comprometida com sua “missão: buscar reformas significativas para todos os jogadores”.
Mas enquanto Novak luta por transparência nas quadras, na vida real só há amor entre ele e seus colegas. Continue lendo para ver as duplas que estavam em jogo, set e partida.
Via: E! Online



Publicar comentário