Wagner Moura aborda o legado do fascismo brasileiro no IndieWire Honors: ‘Vamos todos nos manter fiéis aos nossos valores’
Wagner Moura, estrela do novo filme “O Agente Secreto”, recebeu o Prêmio de Melhor Ator/Atriz do IndieWire Honors durante uma cerimônia realizada em 4 de dezembro no Nya West, em Los Angeles. Ao aceitar o prêmio, o ator brasileiro mostrou-se ao mesmo tempo descontraído — dançando samba enquanto caminhava até o palco — e sério, proferindo um discurso sobre o legado do fascismo em seu país.
“O Agente Secreto” se passa em 1977, durante a ditadura militar que controlou o Brasil por 21 anos, e traz Moura no papel de um professor que tenta escapar da perseguição do governo autoritário. O diretor Kleber Mendonça Filho, também conhecido pelos filmes “Aquarius” e “Bacurau”, estava presente para apoiar Moura, que fez uma menção honrosa ao cineasta durante seu discurso.
“Ele é extraordinário”, disse o ator, agradecendo a Filho. “Este artista incrível, este artista muito brasileiro, e também um amigo extraordinário.”
Moura também agradeceu à Neon, assim como ao público brasileiro, pelo apoio ao filme, que estreou no Festival de Cannes antes de ser lançado nos EUA em novembro.
“É muito legal estar entre tantos artistas que admiro. Obrigado, Neon. Vocês são demais. Obrigado por todo o esforço e trabalho duro que vocês estão dedicando a este filme, a este filme brasileiro”, disse Moura. “Quero agradecer, claro, aos meus amigos, à minha família, a todos os brasileiros ao redor do mundo e aos brasileiros que se sentem representados por este filme. Significa muito para nós.”
Referindo-se ao enredo do filme, Moura disse que nasceu em meio à ditadura militar brasileira e se identificou com a luta de seu personagem para se manter fiel aos seus valores diante da opressão. Em seguida, ele ofereceu uma mensagem de esperança, comparando a situação atual do seu país com a de seu passado, ao mesmo tempo em que fazia alusão a questões políticas atuais nos EUA.
“Tenho muito orgulho de dizer que, neste momento, a democracia brasileira está em ótima forma”, disse Moura. “Há esperança. Vamos todos nos manter fiéis aos nossos valores.”
Após a estreia de “O Agente Secreto” em Cannes, Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator do festival por seu papel principal no filme. Desde então, ele recebeu uma indicação ao Gotham Awards na categoria de Melhor Ator e ganhou o prêmio de Melhor Ator do Círculo de Críticos de Cinema de Nova York.
O evento aconteceu na quinta-feira, 4 de dezembro, em Los Angeles, com uma recepção intimista com coquetéis e cerimônia de premiação. Fique ligado para mais conteúdo exclusivo da noite, incluindo entrevistas em vídeo, cenas inéditas e muito mais.
Você pode assistir ao discurso completo de agradecimento de Moura no vídeo acima.
Via: Indiewire



Publicar comentário